sexta-feira, 15 de abril de 2011

COMUNIDADE ACADÊMICA CELEBRA OS 75 ANOS DO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DA UFPB

REITORIA INAUGURA CONJUNTO DE OBRAS NO CCA

Hospital Veterinário, RU, bloco de sala de aulas, ambiente de professores e laboratórios foram entregues ao Centro de Ciências Agrárias durante as comemorações dos seus 75 anos.

Inaugurações, palestra e homenagens marcaram as comemorações dos 75 anos de implantação do Centro de Ciências Agrárias (CCA), campus II, da Universidade Federal da Paraíba.

A solenidade da quinta-feira (14/4) contou com a presença do reitor da UFPB, Rômulo Soares Polari e equipe que inauguraram, junto com a Direção do CCA, um conjunto de cinco obras: Laboratório de Anatomia, Restaurante Universitário, Hospital Veterinário, bloco de salas de aula e ambiente dos professores (1ª etapa).

Em seu discurso durante a solenidade de comemoração dos 75 anos do campus II, o reitor lembrou o empenho e a dedicação dos antigos diretores e da atual Direção na construção do CCA. “Estamos diante de uma solenidade da maior importância, é um centro com excelência no ensino, extensão, pesquisa e que se apresenta entre os melhores do país”.

O reitor lembrou que a educação superior na Paraíba começou exatamente
pelo CCA, estimulando a partir daí outras unidades de ensino no Estado. À frente desse processo estava José Américo de Almeida que “pensava grande, precisamos pensar grande como ele. Naquela época, era muito difícil se imaginar uma escola desse porte no interior da Paraíba”, disse Rômulo Polari, ao citar períodos históricos como esses da criação, estadualização, federalização e expansão da UFPB.

Sobre o atual momento da UFPB, o reitor mencionou o crescimento quantitativo e qualitativo pelo qual passa a Universidade em todos os seus campi. Fez elogios ao Governo Lula no tocante aos projetos de expansão das universidades, lembrando que a UFPB soube aproveitar muito bem esse momento, o que indica que a Universidade continua pensando grande. O Reitor citou dados que comprovam esse crescimento da UFPB. A Universidade aumentou o número de cursos ofertados de 50 para 100 cursos de graduação, com oferta de vagas ampliadas de 3.700 para 8 mil. Quanto aos programas de pós-graduação, a UFPB aumentou de 32 para 43 de mestrado e de 12 para 24 de doutorado.

AMPLIAÇÃO DO CAMPUS II

No caso do CCA, o Reuni, Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades, permitiu que o campus II, em Areia, fosse contemplado com novos laboratórios, Hospital Veterinário, Restaurante, bloco de salas de aula, ambiente de professores, entre outros. Mas os benefícios continuarão, segundo o reitor, que anunciou durante a solenidade de comemoração dos 75 anos do CCA novas obras: reforma de residência universitária, construção de núcleo de inclusão digital, nova biblioteca, clínica de grandes animais, entre outras.

A frota de veículos do CCA também foi renovada, com aquisição de um novo
ônibus, com 54 lugares, que trará mais conforto e segurança às viagens de
pesquisa, estudos e visitas técnicas de todos os cursos do campus II.

Durante a solenidade de comemoração dos 75 anos do CCA, o seu diretor Djail Santos mencionou o crescimento do Centro nos últimos anos, lembrando que esse crescimento não diz respeito apenas ao plano físico, com a criação e instalação de novos cursos e modernização de sua infraestrutura, mas também no plano acadêmico, com a criação e oferta de novos programas de pós-graduação, algo que pode ser verificado nos excelentes índices na avaliação desses programas pela Capes, Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior.

O diretor do CCA destacou a capacidade administrativa e visão de futuro do atual Reitorado da UFPB, que soube, segundo Djail Santos, dinamizar o potencial de crescimento que se vislumbrava para a instituição a partir dos investimentos do Reuni.

“No CCA, já foram contratados os novos professores em vagas do Reuni, elevando o nosso índice de mestres e doutores a 97%, um dos mais altos da instituição. Também já foi realizado concurso para 40 servidores técnicos para apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão”, frisou o diretor Djail Santos.

A solenidade de comemoração dos 75 anos do CCA contou com palestra do historiador Francisco Tancredo Torres, membro do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba (IHGPB) e ex-aluno do CCA.

Também foram homenageados ex-alunos, servidores técnicos e professores aposentados, conselheiros do Centro, além de ex-dirigentes do campus. Foram mais de 100 homenageados. O evento contou com a presença de representantes do Governo do Estado,Prefeitura de Areia, parlamentares, praticamente todos ex-alunos do campus II.

Da parte da Reitoria, além do reitor e da vice-reitora, Maria Yara Matos, estiveram prestigiando a solenidade comemorativa os pró-reitores, Marcelo Lopes, da Administração; Isac Medeiros, da Pós-graduação; Arimatéa Lucena, da Gestão de Pessoas, além do Prefeito Universitário, Alessandro Cunha Diniz, representante da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, Fernando Augusto, coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação, Sérgio Albuquerque, diretora do Pólo Multimídia, Sandra Moura, Duda Carvalho, assessor de Comunicação da Reitoria, entre outros auxiliares.

Fonte: Agência de Notícias da UFPB

AREIA PRESTA HOMENAGEM AO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

A Prefeitura de Areia fez circular na imprensa da Paraíba material impresso parabenizando o Centro de Ciências Agrárias pelos seus 75 anos Fonte: Agência de Notícias da UFPB.

Na edição de sexta-feira (15/4), do Correio da Paraíba, a Prefeitura de Areia publicou página inteira no jornal em reconhecimento a contribuição do CCA da UFPB para o desenvolvimento da cidade.

Na nota, a Prefeitura destaca que ao completar 75 anos o Centro de Ciências Agrárias da UFPB se projeta nas diversas e importantes áreas do conhecimento que as ciências agrárias e ambientais abrangem, “graças a dedicação de seus docentes, técnico-administrativos e estudantes”.

A nota lembra ainda que o CCA de hoje é a concretização de um sonho intelectual e político de José Américo de Almeida, que teve a idéia de criar a 4ª Escola de Agronomia na região Nordeste e a 11ª no Brasil.

Prédios que foram entregues pela Administração Central da UFPB, como o Hospital Veterinário, Laboratório de Anatomia, Restaurante Universitário, estão entre as obras citadas pela nota como resultado do extraordinário crescimento do Campus II, além de mencionar obras que estão em processo de conclusão e a qualificação do seu corpo docente e de técnicos.

Fonte: Agência de Notícias da UFPB

ALUNOS DO CCA PARTICIPAM DA MISSA UNIVERSITÁRIA

Nesta quarta feira a Comunidade Acadêmica do Centro de Ciências Agrárias da UFPB participou da tradicional Missa Universitária que realizou-se no auditório do Departamento de Solos e Engenharia Rural.

A missa foi celebrada pelo Pároco da cidade de Areia, Padre Paulo José e contou com a participação de alunos, professores, funcionários e demais pessoas ligadas ao CCA.